SUATRANS Lança Manual Portos, Publicação Inédita Na Área De Atendimento A Emergências Em Portos, Terminais E Marinas

Pela primeira vez no Brasil é lançada uma publicação que reúne as convenções internacionais aplicáveis às legislações nacionais e boas práticas recomendáveis em áreas costeiras e portuárias. Trata-se do Manual Portos, publicado pela SUATRANS, empresa brasileira que atua em atendimento a respostas de emergências nas áreas marítimas e terrestres.

O Manual Portos contém 602 páginas e foi dividido em 5 capítulos, tendo os trabalhos sido realizados pela equipe técnica da SUATRANS que foi coordenada por seu diretor técnico, Dennys Spencer que contou também com a atuação do engenheiro Jayme de Seta Filho, especialista no setor com mais de 30 anos de experiência em atendimento a emergências na área portuária.

“Foi um esforço conjunto para reunir tanto a parte de legislação como as ações assertivas para ajudar na prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente, considerando a expressiva regulamentação e os procedimentos a serem seguidos por empresas e instituições com operações em portos, terminais e marinas”, enfatiza Spencer.

No prefácio do Manual, lançado durante a Rio Oil & Gas 2018, o autor comenta que, nas últimas décadas, houve um grande avanço pautado nas exigências legais e boas práticas recomendadas por diversas instituições, mas que no Brasil não havia um documento que consolidasse os materiais e fosse de fácil consulta e acesso a quem atua no setor.

Analista ambiental e coordenadora- geral de emergências ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fernanda Cunha Pirillo Inojosa vê positivamente a chegada da obra ao mercado, visto que a legislação ambiental brasileira é extensa e bastante complexa.

“A preocupação se justifica, pois tais áreas costumam estar próximas a locais ambientalmente sensíveis, onde um evento não planejado pode causar danos irreparáveis. Nesse sentido, os responsáveis devem estar preparados para combater rapidamente qualquer incidente. São ações preventivas e de planejamento para respostas a emergências em vários níveis, que devem ser criteriosamente executadas pelos empreendedores”, afirma.

A SUATRANS pertence ao Grupo Ambipar e tem ampla experiência no segmento de atendimento a emergências ambientais. Com atuação no Brasil e em países da América do Sul e Europa, a companhia conta com 93 bases de atendimento emergencial distribuídas estrategicamente em diversos portos e cidades, com soluções para a prevenção e mitigação de acidentes ambientais. Conheça mais sobre o Grupo Ambipar em: www.grupoambipar.com.br. O Manual Portos está à venda no site: www. suatrans.com.

(1 Posts)