São Sebastião terá 1º mutirão de coleta do lixo eletrônico, com realização de Descarte Certo

Durante a semana de 14 a 18 de maio serão realizadas diversas ações de conscientização em sete escolas da região sobre o descarte correto dos aparelhos eletroeletrônicos

O Instituto Verdescola, o Instituto Claro e a empresa Descarte Certo realizarão de 14 a 18 de maio o primeiro Mutirão do Lixo Eletrônico em sete escolas da região da Vila Sahy, em São Sebastião (SP). A iniciativa visa incentivar a população local a descartar corretamente eletroeletrônicos, evitando a contaminação do solo, das águas e danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Em uma semana, o movimento prevê palestras, apresentações teatrais e demonstrações de como destinar para a reciclagem os eletroeletrônicos obsoletos, além da coleta desses materiais. Cerca de três mil estudantes, com idades de 6 a 14 anos, estarão envolvidos nessa ação. Entre as escolas participantes estão instituições dos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Cambury, Barra do Una e Barra do Sahy.

Para orientar os alunos e estimular a conscientização do descarte correto de equipamentos eletrônicos, o Instituto Claro em parceria com o Instituto Verdescola, produziram cartilhas que serão distribuídas gratuitamente em todas as escolas. Também será exibido aos estudantes um vídeo mostrando como é feita a logística reversa e a desmontagem desses equipamentos e, para os alunos menores, de 6 a 10 anos, serão feitas apresentações teatrais de 30 minutos mostrando de forma lúdica a importância de não descartar o lixo eletrônico no lixo comum.

Especificamente no dia 17 de maio, as escolas envolvidas irão recolher os equipamentos inutilizados, como celulares e baterias antigas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em geral. Esse espaço para descarte também será aberto a cerca de cinco mil pessoas que moram na região.

O processo de coleta, manejo de resíduos e reciclagem ficarão a cargo da empresa Descarte Certo. Os materiais passam por um processo de desmontagem, chamado Manufatura Reversa e os materiais retirados vão para a reciclagem. Inicialmente, são reaproveitados todos aqueles que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado é descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.

O Instituto Claro irá colaborar com materiais educativos. Já o Instituto Verdescola viabilizou a realização do mutirão com o apoio da Secretaria de Educação do Município de São Sebastião por meio das escolas participantes.

Abaixo os endereços de todas as escolas que participarão do 1º Mutirão do lixo eletrônico de São Sebastião:

– Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus

Avenida Tavares, 301 – Barra do Sahy

– Escola Municipal Profª Sebastiana Costa Bittencourt

Rua Valinhos, 136 – Barra do Una

– Escola Municipal Professora Nair Ribeiro

Rua Maria Madalena Faustino, 870 – Juquehy

– Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos

Rua Pedro Esboriol, 620 – Juquehy

– Escola Municipal Luiz Monteiro

Rua Estrada do Cascalho, 1409 – Boiçucanga

– Escola Municipal de Cambury

Rua Olimpio Faustino, 155 – Cambury

– Verdescola na Vila Sahy

Rua Manoel Neto, 12 – Vila Sahy

Sobre o Instituto Verdescola

Fundado em 2005, o Instituto Verdescola é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conscientização socioambiental por meio de um ensino para sustentabilidade.

Em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, o Verdescola tem um projeto junto à comunidade da Vila Sahy. São cerca de 300 pessoas (crianças, jovens e adultos) atendidas diariamente. O Projeto oferece espaço com ações socioeducativas e integradas com atividades voltadas para o desenvolvimento comunitário, com aulas de arte, informática, comunicação e expressão, lógica, leitura e interpretação, valores humanos, capoeira, entre outras. Além da capacitação das mães em oficinas para geração de renda.

Mais informações:

www.verdescola.org.br

Twitter: @Verdescola

Facebook: http://www.facebook.com/verdescola

(50 Posts)

Deixe uma resposta