Descarte Certo promove ação educativa de reciclagem

Comunidade envolvida em ação educativa de reciclagem descarta mais de 2 mil quilos de equipamentos

Por uma semana, a região da Vila Sahy, em São Sebastião (SP), recebeu iniciativa educativa e inédita para a comunidade local. Por meio de sete escolas, estudantes tiveram acesso ao Mutirão de Coleta do Lixo Eletrônico, promovido pela parceria entre Instituto Claro, Instituto Verdescola e a empresa Descarte Certo.

Nas escolas, foram espalhadas no total oito urnas coletoras com capacidade para 250 quilos cada. Ao fim da ação, estavam cheias, com cerca de 2.200 quilos de material recolhido. “O trabalho de conscientização feito na comunidade foi fundamental, pois os jovens não teriam conseguido levar tantos equipamentos para descarte se não tivessem passado de forma clara aos pais e responsáveis a mensagem que absorveram”, avalia Celso Soares, diretor comercial da Descarte Certo.

A conscientização à qual Soares se refere foi feita por meio de material educativo distribuído aos jovens, palestras, apresentações teatrais e demonstrações de como selecionar objetos corretamente. A cartilha “Lixo Eletrônico não é Lixo”, criada pelo Instituto Claro, levou aos estudantes informações sobre o impacto que os eletrônicos causam no meio ambiente, apresentou de forma lúdica o ciclo da reciclagem e destacou números relevantes sobre esse tipo de lixo no Brasil e no mundo.

As apresentações teatrais aconteceram 13 vezes ao longo da semana, e mais de 40 palestras ficaram a cargo de dois educadores, que visitaram as escolas por dois dias da semana.

(50 Posts)

Deixe uma resposta